sábado, 3 de março de 2012

Atos de Responsabilidade

Quem acha que seus atos não dizem respeito a mais ninguém além de si, está miseravelmente errado em seu julgamento... Opsss... Quero dizer, não em seu julgamento e sim dos outros!

Vamos raciocinar sobre isso. Nada melhor que alguns exemplos para entendermos a extensão de todas as nossas ações que no ver turvo da pessoa desfocada da realidade, deveria ser problema só dela:
- Se um aluno dentro da sala de aula é displicente para com seus estudos, isso atrapalha outros também por frear o bom andamento de toda a turma, pois tira a atenção de muitos e o tempo do professor e também pode ser má influência a diversos outros.
- Se uma pessoa boceja alto dentro de um ambiente, abate o espaço inteiro.
- Se uma pessoa membro de uma equipe pratica uma má ação, o grupo inteiro é repreendido.

Não vivemos isolados no mato como Daniel Boone vivia para nossos atos não serem percebidos por outros. Tudo o que fazemos reflete nas pessoas a nossa volta. Uma atitude impensada contra nós mesmos, pode bem causar uma reação em outra pessoa que não podemos de imediato nos dar conta da má influência. Devemos não confundir liberdade com responsabilidade, pois sendo elas intrínsecas à decisão humana, a confusão se dá.

Pode até ser cômodo pensar que não temos responsabilidade sobre os outros quando o assunto é nossas ações sobre nós, mas esta não é a verdade. Assim como uma única célula doente afeta outras ao seu redor, igualmente, somos uma célula da sociedade, um órgão da empresa que trabalhamos e um membro da família e da comunidade. Portanto um ato doente nosso, contamina outros e esses outros a outros e o corpo pode falhar.

Lembre-se do seguinte, uma corrente é tão forte quanto o mais fraco de seus elos. Por conseguinte, seria você o elo fraco que iria ser a causa da corrente quebrar? Essa corrente pode ser sua sala de aula, sua equipe na empresa, seu grupo de amigos, sua família...

Pense bem da próxima vez que tomar uma atitude ruim contra você mesmo. Não se sabote e nem sabote os outros. Se a lei da semeadura e colheita valer, você colherá tormentas duas vezes, uma causada por você e outra pela reação da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia antes de deixar aqui seu comentário sobre esta postagem...